quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Treino e Dieta de Taylor Lautner


Estamos sempre arranjando desculpas para a nossa forma física. É a pressão da faculdade, o stress do novo emprego, a falta de vontade, a dificuldade em arranjar tempo para treinar e afins. Mas se um jovem ator que era super magro de 17 anos consegue ganhar 14 quilos de massa muscular em menos de um ano, que desculpas te restam para continuar a falhar no seu plano de exercícios?
De certo, infelizmente, não tem as mesmas condições que Taylor Lautner teve. O ator tinha um acompanhamento profissional diário, personal trainer, refeições preparadas pelos seus assistentes e uma rotina de treino elaborada pelos melhores profissionais do fitness. Mas lembra-se do que leu no parágrafo acima? Chega de desculpas!

O começo dos treinos de Taylor Launter


O lobisomem da Saga Twilight, antes do início das gravações para o filme, Taylor Launter media 1,75 e pesava 60 kg. Os produtores do filme começaram a pensar em alternativas para substituir o ator, que iria representar o papel de um jovem forte, atlético e que fosse, literalmente, um homem lobo. A meta era clara: Taylor Lautner teria que ganhar massa muscular rápido, aproximadamente 75 kg ou perderia o papel. O ator conseguiu um corpo além das expectativas dos diretores, a admiração de milhões de mulheres e a inveja de muitos homens.




Quanto menos músculo tiver, mais facilmente você ganhará

Quem disse essa frase foi Jordan Yuam, personal trainer de Taylor e também responsável por trabalhar com Hugh Jackman em "Worverine". Ele tinha uma grande vantagem: estava seco e pronto para ganhar massa muscular. Resumindo, haviam apenas dois fatores a cumprir: comer bem e com qualidade e treinar duro e com cargas pesadas. Jordan Yuam é apologista do mesmo método que a Heavy Health - primeiro reduzir ao máximo a gordura corporal, e só depois ganhar massa muscular. Como Taylor não tinha gordura a perder, pôde desde logo concentrar-se na segunda fase.




















Foram milhares os jovens que, após verem a boa forma de Taylor Launter no filme Lua nova, começaram a fazerem centenas de exercícios de bíceps e séries intermináveis de abdominais em casa. Esse método esta completamente errado. 
Para desenvolver os músculos, é necessário treinar com cargas pesadas e de forma intensa. "Fiz questão que Taylor utilizasse cargas mais pesadas", disse Jordan Yuam, em entrevista à uma imprensa internacional. A regra era simples: verificava qual a carga de peso que Taylor aguentava durante 10 repetições, nos diferentes exercícios de barra e halteres. Após efetuados todos os testes, acrescentava mais 40% do peso total que Lautner conseguia levantar.


A importância da ajuda e acompanhamento durante os treinos

Para conseguir treinar com 140% do peso que conseguia levantar em 10 repetições, Lautner precisava de assistência durante os exercícios. Um ou dois colegas ajudavam a levantar os pesos e Taylor fazia sozinho a fase negativa (descida). Outro método defendido por Jordan é o do "meio caminho". Basicamente, levantam-se os pesos o máximo possível, não tendo necessariamente que completar o movimento. Levantar os pesos "até o meio" é o suficiente para recrutar e contrair as fibras musculares, permitindo que o corpo se adapte mais rápido ao peso. Este tipo de exercício é a garantia de que estamos a treinar com o máximo de força do nosso corpo. Ainda assim, é um exercício que danifica muito o tecido muscular, por isso Lautner fazia apenas uma vez por semana. Ele treinava, no total, 5 dias por semana.


As variações na rotina de treino

O treino com cargas pesadas, como já foi dito acima, é o melhor método paraaumentar a massa muscular
No entanto, Taylor Lautner precisava de um corpo versátil: forte e musculado, mas ao mesmo tempo rápido e ágil. Por isso, uma a duas vezes por semana, variava a quantidade de peso que levantava e também as repetições. Basicamente, em vez de fazer sempre 3 séries de 10 repetições, fazia 4 séries de 15 repetições. Uma vez que o corpo tinha diferentes estímulos, crescia mais rapidamente.   



Exercícios cardiovasculares                 


"Estava fazendo tanto exercício que comecei a perder peso", disse Taylor numa entrevista. O exercício cardiovascular aumenta a velocidade, capacidade de reação e a força, mas por outro lado limita o crescimento muscular. Ora, Lautner precisava de todos estes fatores, por isso, como resolver este problema? De acordo com investigadores da Universidade Stephen F. Austin (EUA), 20 minutos diários, após o treino de musculação, é o tempo ideal de exercício cardiovascular. Se exceder este tempo, estará comprometendo os ganhos de massa muscular. Taylor fazia apenas 20 minutos de bicicleta ou de corrida por dia.

A alimentação e o metabolismo

Taylor Lautner era magro e tinha um metabolismo muito acelerado. Além do desgaste físico no treino, ele ainda enfrentava longas horas de gravação, onde gastava muita energia. Para potenciar ao máximo o crescimento muscular, é necessário comer de duas em duras horas. O problema é que ao comer tão frequentemente (oito a nove refeições por dia), o metabolismo fica ainda mais acelerado. Para conseguir o seu corpo de " lobo ", Taylor teria que comer literalmente como um "leão". O ator comia mesmo quando não tinha fome, comia babatas-doces, pão, carnes e batidas de proteína em abundância, de modo a assegurar o aporte calórico que fosse suficiente para cumprir as suas tarefas de dia-a-dia, mas que também tivesse as calorias e os nutrientes necessários para construir músculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário